Perguntas Frequentes: Sistema Friccional - Locking Taper 1,27°

O Sistema Friccional - Cone Morse 1,27º é seguro?

Sim, está a mais de 20 anos sendo utilizado na implantodontia.

Entenda melhor a origem e o mecanismo pioneiro de encaixe do sistema de implantes KOPP.

A forma pela qual o intermediário protético também chamado de “abutment” se adapta dentro do implante pode variar entre os sistemas de implantes. Em 99% dos sistemas de implantes fabricados no mundo o intermediário protético em forma de parafuso se encaixa dentro do implante por meio de um mecanismo de rosqueamento, no sistema de implantes Bicon este encaixe ocorre por um mecanismo de travamento por fricção entre as partes, onde um intermediário protético maciço, cônico e sem roscas é encaixado dentro do implante. Este sistema de conexão tem origem no século XIX adaptado da industria mecânica, desenvolvido por Stephen Ambrose Morse e denominado de fenômeno Morse e suas conexões de cone-morse.

As propriedades biomecânicas desses sistemas de implantes apresentam algumas vantagens quando comparados aos sistemas de implantes com intermediários protéticos com retenção apenas por parafusos, como, redução dos níveis de reabsorção óssea ao redor dos implantes, diminuição de micromovimentos entre as conexões protéticas, melhor efeito antirotacional entre os componentes, reduzindo com isso a incidência de problemas de soltura da prótese.

Se você deseja próteses sobre implantes individualizadas e não unidas este é o único sistema de implantes que pode proporcionar isto.

Este mecanismo de encaixe do intermediário protético do sistema KOPP por fricção dentro do implante é muito mais seguro do que os sistemas de encaixe por rosqueamento, onde estudos comparativos de acompanhamento das próteses em função nos pacientes após 5 anos demonstram isto. Além do que, é o único sistema de implantes no mundo que possibilita a confecção de próteses finais individualizadas no caso de múltiplos implantes, pois o intermediário protético é maciço e com uma espessura de 3mm de titânio cirúrgico e não de apenas 1,2mm dos outros sistemas.

 

Como funciona o Sistema Friccional - Cone Morse 1,27°?

O Sistema Friccional tem a união do componente ao implante por fricção Cone Morse, havendo ausência de parafuso nesta união, ocorrendo assim a chamada solda fria entre a parede interna cônica do implante com a parede cônica do componente. Desta maneira temos uma união impermeável, onde a bactéria não consegue passar. A plataforma Switch agregada a união friccional cone Morse e ao design biológico da plataforma proporcionam um maior espaço para o crescimento do tecido ósseo gengival. Desta maneira o metal não concorre com o osso ou a gengiva. Nosso sistema permite a utilização de diferentes componentes que dão uma versatilidade na confecção dos diferentes tipos protéticos (prótese parafusada, cimentada ou munhão coroa integrada).

Quando surgiu o Sistema Friccional?

As conexões em Cone Morse são baseadas no princípio mecânico do “cone dentro de cone” o qual proporciona grande superfície de contato entre as superfícies (Hall, 1986), sendo frequentemente utilizadas nas diversas áreas da engenharia principalmente a aeroespacial sempre que seja necessário uma conexão de grande poder de retenção como em encaixes nas turbinas de aviões ou em acoplamentos de satélites, de eleição na medicina ortopédica em próteses coxo-femurais (Schramm , 2000).
Este conceito de encaixe por cone-morse na implantodontia foi introduzido de forma pioneira em 1985, pelo cientista Thomas D. Driskell, pela empresa Bicon™ nos Estados Unidos.

Vários autores estudaram exaustivamente o comportamento deste tipo de conexão na implantodontia como Sutter (1993), Binon (1995), Chapman e Grippo (1996), Norton (1997 e 1999), Bozkaya e Müftü (2004 e 2005), principalmente as propriedades biomecânicas e o seu desenho geométrico, onde relataram que o desenho das cavidades internas conectoras dos implantes com geometria cônica, fazem com que os intermediários protéticos também cônicos tenham uma grande superfície de contato com a superfície interna dos implantes, resultando em uma interface cônica com um travamento friccional entre as superfícies, denominado de “locking-taper”, tornando sua resposta mecânica como se fosse um implante de corpo único, ou seja, sem emendas.

Como remover o componente protético após a ativação Friccional?

Para remover o componente protético após a ativação é necessário quebrar a solda fria proporcionada pela fricção do cone de retenção deste componente e cone interno do implante. Isso deve ser realizado com o auxilio de um instrumento de apreensão como uma pinça ou alicate ortodôntico e realizar dois movimentos simultaneamente, torção e tração. Isso significa que ao mesmo tempo em que uma força é realizada para girar para um lado e para outro o componente protético outro vetor de força, agora vertical, deve ser aplicado concomitantemente de forma intermitente até a soltura do componente protético.

Lembre-se do movimento que deve ser realizado para retirar um copo preso dentro de outro copo. O princípio mecânico aqui envolvido é mesmo.

O Sistema Friccional - Cone Morse 1,27° tem selamento bacteriano?

Nos estudos realizados na Universidade Positivo em Curitiba-Pr, mostram a eficácia da união friccional em não permitir a saída de micro-organismos previamente inoculados no interior da câmera entre o implante e o componente protético. A lógica aplicada neste estudo foi, se a interface da conexão entre o implante e o componente protético impede a saída de micro-organismos para o meio externo, numa situação clínica essa mesma conexão impede a entrada de micro-orgnismos bucais para o interior do implante dental.

O implante do Sistema Friccional - Cone Morse 1,27° utiliza o principio da plataforma switch?

O princípio Platform Switching foi descoberdo por Lazzara quando reabilitou alguns pacientes com componentes protéticos mais estreitos que a plataforma do implante, como conseqüência percebeu que o osso ao redor desses implantes não sofria o processo de saucerização, ou seja a perda óssea em forma de taça de 1 a 2 mm no primeiro ano de função em carga mastigatória. Portanto o principio Platform Switching ocorre quando o componente protético tem um diâmetro menor que a plataforma do implante. Nos implantes friccionais da KOPP esse princípio é respeitado conferindo grande estabilidade óssea ao redor dos impalantes.

Perguntas Frequentes: Implantes

Quais as 2 únicas medidas internas do sistema friccional cone Morse real?

2mm e 3mm, laranja e azul respectivamente.

A que medida a plataforma do implante deve estar em relação a margem óssea?

2mm abaixo da margem óssea.

Quantas medidas existem para o diâmetro externo do implante FI?

2 medidas: 3,3mm e 3,75mm.

Qual a medida mínima e máxima de comprimento em FI e FII?

06mm e 15mm.

Perguntas Frequentes: Componentes Protéticos

No Sistema Friccional I, quais são os diâmetros externos existentes nos Munhões e quantas alturas existem?

Os munhões possuem diâmetros externos de 3,5mm e 4,5mm e a altura é de 13mm. Podendo ser cinta padrão (1mm) ou cinta alta (2mm).

Qual a sequência de componentes utilizadas no sistema Ceraone?

1- Mini-Pilar Ceraone;

2- Transfer Ceraone;

3- Análogo Ceraone;

4- Protetor Mini-Pilar Ceraone.

Em que situação é utilizado munhão cinta alta?

Quando houver necessidade de ajuste na altura do componente, é utilizado munhão cinta alta como opção.

Perguntas Frequentes: Outros Produtos

Para que serve os produtos Catraca Torquímetro, Broca Lança, Sonda Medidora, Removedor de Tapa Implante e Prolongador de Broca, do Kit Cirúrgico?

Catraca Torquímetro é utilizada na instalação do implante e algumas peças protéticas.

A Broca Lança inicia a perfuração do osso.

A Sonda Medidora mede a altura do implante até a gengiva.

O Removedor de tapa implante remove e instala tapas e cicatrizadores.

O Prolongador de Broca aumenta o comprimento da broca para posições especiais que necessitam de uma altura maior.

Quais as 3 ferramentas utilizadas para dar torque ao implante no sistema friccional cone Morse real?

Chave tufo, torquimetro e contra ângulo.

Comentários - Tire suas dúvidas!

Data 19/06/2023

De Adriano Vasconcellos

Assunto Compatibilidade

Responder

Os componentes protéticos tem compatibilidade com outra marca de implantes friccionais ?

Data 25/06/2020

De Elaine Andrade

Assunto Implante koop

Responder

Boa noite,
Fiz um implante no dente 11, alguns anos atrás, aproximadamente 8 anos, porém não tive nenhum sucesso, a prótese nunca se manteve firme, periodicamente ela se solta. Estou sempre indo ao dentista com a esperança de alguma solução, ele fricciona o dente e no passar dos meses, solta novamente. Hoje está frouxo, chega a balançar com muita flexibilidade, sendo bastante doloroso.
É muito desgastante viver com essa insegurança, sabendo que a qualquer momento a prótese (coroa) pode se soltar!
Não vejo solução, penso até na remoção do implante.
Gostaria de um parecer de vocês, me orientando no que pode ser feito.
Desde já,
Obrigada!

Data 03/02/2017

De Maria

Assunto Fiz esse implante,mas ele não quer parar ...a protesse

Responder

O que devo fazer....Será que houve rejeição depois de 4 anos porai

Data 04/10/2011

De Marcelo Werneck

Assunto Coroa soltando

Responder

Boa tarde, usei os implante Kopp em alguns paciente com sucesso. No entanto, tenho um paciente que a coroa do central fica soltando. Na verdade não sai só a coroa, sai a coroa junto com o pilar. Já fiz diversos ajustes de oclusão e nada. O que pode ter acontecido? De qualquer forma, farei a prótese novamente. Aguardo contato. E-mail: werneck4@hotmail.com Obrigado

Data 31/01/2012

De Victor Hugo Ramirez Aguilar

Assunto Re:Coroa soltando

Responder

Se o pilar não esta danificado, temos duas opções, a ativação pelo novo Bate Conexão,BCP ( o antigo não tinha o batente com ponteira era so o de plastico) temos que fazer no longo eixo do implante um micro apoio e ativar com toques secos.A outra opção é a cimentação com ionômero de vidro Kentac 100 seguindo as instruções, o interior do implante tem que estar limpo,seco livre de gordura, sempre pincelando a menor quantidade possível. Isto em caso extremo. somente após estas tentativas pensar em nova prótese. Um abraço.

Data 26/03/2011

De sandra melo

Assunto saucerizaçao tecnica e mecanica

Responder

sou tecnica dentaria , estou no finalmente do curso de especializaçao de protese s implante na unifaes , estou me preperando para tcc , possso ter uma orientaçao de vcs ! att

Data 06/06/2011

De Guilherme Bolfer

Assunto Re:saucerizaçao tecnica e mecanica

Responder

Com certeza Sandra, pode contar conosco. Todos os Consultores Científicos da KOPP estão disponíveis para tirar suas dúvidas. Você encontrará os dados deles pelo site.

Data 26/02/2011

De Cliff Barney Bueno Furquim

Assunto credencionamento para protético .

Responder

Hoje a pocibilidades de ter uma credencial ? trabalho com sistema Bicon friccional a quatro anos. Gostaria de fazer uma visita ,centro de esdudos kopp ou estagio e posssível.Obrigada.
vistaesteticadental@hotmail.com

Data 12/01/2011

De maria de fatima alves ferreira, barnalha ceara

Assunto crachas

Responder

como receberemos os crachas do congresso se moramos fora e so chegaremos ai em vesperas? meu end. rua major sampaio 163 barbalha centro estado do ceara, me respondam os organizadores por favor

Data 24/02/2011

De Leonardo

Assunto Re:crachas

Responder

Cara Dra. Maria de Fatima,

A Kopp apenas se responsabiliza pela divulgação dos Congressos para nossos clientes estarem sempre atualizados em relação aos mesmos. Informações para o Congresso estão em seu site citado na notícia. Lá também consta o telefone do mesmo.

Data 10/12/2010

De Eduardo Segarra

Assunto Protesis

Responder

Quisiera saber si existe alguna compatibilidad protésica con sistemas otros sistemas y si existe posibilidad de comprar en España

Data 15/12/2010

De Leonardo Ribas

Assunto Re:Protesis

Responder

Doutor, na Espanha infelizmente ainda não temos distribuidores. Somente na América do sul. Em breve iniciaremos nossas atividades também na Espanha. Atenciosamente, Leonardo.

Data 08/12/2010

De Pedro Roberto Ferroni

Assunto protese frouxa

Responder

Não tenho experiencia com implantes Kopp. E tenho uma paciente com uma protese frouxa, sobre um implante friccional Kopp. Percebe-se que o dente está frouxo, porém não solta. A minha intensão é fixa-lo novamente. Para isto tenho que remove-lo?. Como devo proceder para solucionar o caso?. Obrigado, antessipadamente pela atenção.

Data 15/12/2010

De Leonardo Ribas

Assunto Re:protese frouxa

Responder

Doutor, onde foi feito este implante? Existe a possibildiade de nos enviar um raio-x? Atenciosamente e aguardando retorno, Leonardo.