Glossário e Termos técnicos         

 

A

 

Abutment

Ou pilar, palavra de origem inglesa que significa, a porção acima do anel implantar que provê suporte para uma prótese fixa, semi fixa ou removível.

Aids

Síndrome da imunodeficiência adquirida.

Ailing

Termo em inglês encontrado freqüentemente na literatura que significa um implante "doente".

Alógeno

É um transplante de um indivíduo para outro indivíduo geneticamente não idêntico, mas da mesma espécie.

Aloplástico

É um enxerto de material sintético relativamente inerte. Geralmente metal, cerâmica, ou um polímero.

Alvéolo

Cavidade óssea onde se encontra o dente.

Análogo do Implante

Peça semelhante ao implante de uso laboratorial.

Ancoragem Primária

É a estabilização e a fixação do implante no tecido ósseo no momento da instalação. Ver Estabilidade Primária.

Anti-Sepsia

São métodos preventivos visando a eliminação de Microorganismos por aplicação tópica de agentes biocidas ou bioestáticos.

Anti-Séptico

Agente químico que impede a proliferação de microorganismos não necessariamente destruindo-os.

Área Doadora

Relacionada a enxertos. Lugar de onde se retira o enxerto.

Área Receptora

Relacionada a enxertos. Lugar onde o enxerto é colocado.

Articulador

Dispositivo no qual são montados os modelos em gesso do paciente e ajustadas todas as medidas faciais de modo a obter a réplica da situação oclusal do paciente.

Assentamento Passivo

É definido como o máximo contato entre a base da infra-estrutura metálica da prótese e os pilares sem gerar tensão entre estes e/ou nos implantes. É de grande importância que a prótese assente com total passividade aos pilares ou implante, visto que uma prótese mal adaptada produz sobrecarga nos elementos mecânicos do sistema, que poderá resultar em perda ou fratura dos parafusos ou mesmo do próprio implante. Pode levar também à perda da osseointegração.

Assepsia

Prevenção da contaminação microbiana de tecidos vivos estéreis excluindo, removendo ou matando-se os microorganismos.

Atrofia

Definhamento ou diminuição do tamanho de uma célula, tecido, órgão ou parte, causados por defeito ou falha de nutrição, desuso, velhice, ferimento ou doença.

Attachment Tipo Bola

Peça mecânica com a finalidade de fixar, reter e estabilizar uma prótese total. Também chamado de o-ring que pode ser adaptado sobre a barra ou sobre o próprio implante.

Autoclave

Aparelho para esterilização por calor úmido (vapor).

Autógeno

Relacionado a enxerto. Enxerto removido de uma parte do corpo do paciente e transplantado para outra parte, no mesmo paciente..

 

B

 

Barra Clip

É uma barra fixa que une dois ou mais transmucosos. É pré fabricada, unida a prótese por um clip plástico.

Barra Conectora

É uma barra fixa que une dois ou mais pilares . No caso do implante subperiósteo, ela pode ser uma parte integral da subestrutura.

Biocompatibilidade

Característica de um material de ser inerte ao organismo vivo, ou seja, de não promover reações imunológicas ou mesmo rejeição.

Biofilme

Termo atual usado para definir a placa bacteriana, ou seja, uma película pegajosa e incolor, constituída de bactérias e açúcares que se forma sobre os dentes.

Biointegração

Integração bioquímica entre osso vivo organizado e implante, identificável em microscópio eletrônico.

Biomateriais

São substâncias bioaceitáveis usadas em enxertos e implantes.

Biomecânica – Parte da Implantodontia que estuda as forças que agem nos tecidos vivos, implantes e componentes protéticos.

Bmp

Proteína óssea morfogenética. rhBMP é a proteína (Bone Morphogenetic Protein) morfogenética óssea humana recombinante, isto é, produzida em laboratório. Material osseoindutor utilizado em regeneração óssea.



C

 

Camada Passivadora

Metais e ligas são tornados menos corrosivos através de um tratamento de suas superfícies o qual produz uma camada fina, estável e inerte ao longo do corpo metálico externo. Em Implantodontia isto é chamado de condição passiva de corrosão ou implante passivado.

Câmara de Ossificação

Orifícios presentes no ápice de alguns modelos de implantes.

Canais de Havers

Estrutura microscópica característica do tecido ósseo medular.

Carbonos

Estruturas vítreas ou pirolíticas grafíticas, de dureza relativa e de composição estável e inerte. São condutores de energia elétrica e térmica. Caracterizadas por uma união atômica iônica de Van der Waals. Primariamente composta por carbono ou carbono/sílica. Usadas anteriormente em implantes dentários endósseos e como revestimento.

Carga Imediata

É a instalação de um elemento protético sobre um implante, sem que tenha ocorrido ainda a sua osseointegração. È realizada imediatamente após a cirurgia, ou em até 48 horas depois.

Carga Precoce

É a instalação de um elemento protético sobre um implante, sem que tenha ocorrido ainda a sua osseointegração. É realizada de 5 a 7 dias após a cirurgia.

Cerâmicas

São compostos de um metal e oxigênio formado quimicamente e bioquimicamente de substâncias estáveis, que são fortes, duras e quebradiças. São inertes e não condutoras de energia elétrica e térmica. Caracterizada por união iônica.

Célula Mesenquimal

São células semelhantes aos fibroblastos, embora menores com núcleos alongados. Situam-se normalmente em pequenos vasos sanguíneos no tecido conjuntivo frouxo. São importantes na

Formação de fibroblastos durante o processo de cicatrização de feridas e podem em determinadas circunstâncias formas outros tipos de células como os condroblastos e os osteoblastos.    

Cicatrizador

É um transmucoso fabricado de titânio que tem por função permitir a cicatrização dos tecidos moles perimplantar.

Cirurgia de Elevação do Seio

É um ato cirúrgico que tem por finalidade a elevação da membrana do seio maxilar e enxerto ósseo ou de biomateriais com a finalidade de formação óssea para posterior instalação de implantes.

Cirurgia de Implante

É um ato cirúrgico que tem por finalidade a inserção de implantes endósseos, subperiósteos.

Cirurgia de Primeiro Estágio

Refere-se ao estágio preparatório de instalação de implantes. o caso dos implantes subperiósteos, se refere ao ato cirúrgico para tomada de impressões e registros, os quais são feitos com a finalidade de fabricar o implante. Para o implante endósseo o primeiro estágio cirúrgico está relacionado a instalação da porção do implante que fica submersa no tecido ósseo por um período determinado para cicatrização. Período anterior ao implante ser colocado em função.

Cirurgia de Segundo Estágio

Em relação ao implante subperiósteo isto se refere a reabertura do campo operatório para a colocação da estrutura do implante que foi fabricada, após a cirurgia de primeiro estágio. Nos implantes endosteais, isto se refere a exposição daquela porção do implante onde os transmucosos vão ser aparafusados.

Colar Transgengival

Também denominado de cinta ou perfil transmucoso. É a porção do pilar que fica em contato com a gengiva, conferindo ou não um perfil estético, comumente vistas sob próteses totais e overdentures.

Conexões

Toda e qualquer estrutura colocada acima do pescoço do implante com a finalidade de fixar uma prótese.

Contaminação

É a deposição de microorganismos em instrumentos, artigos materiais ou tecidos estéreis.

Contra-Torque

Força aplicada no sentido contrário ao da fixação do implante ou pilar.

Coping

Peça protética confeccionada em metal ou cerâmica, que funciona como base da futura coroa a ser confeccionada. Adapta-se diretamente sobre o pilar. (realizado em laboratório)

Coping Plástico

Peça plástica pré-fabricada que servirá como base para fundição em metal em laboratório.

Coroa Provisória

Substituto provisório da parte visível do dente (coroa).

Corrosão

Alteração química provocada pela oxidação de substâncias através da reação do metal com o oxigênio e a umidade do meio.

Crista Ilíaca

Crista óssea do osso ilíaco do quadril, utilizada como área doadora de enxerto extra-bucal.

Crista Milohioídea

É uma crista oblíqua localizada na porção Lingual da mandíbula que estende-se do nível das raízes do último molar servindo de fixação óssea para o músculo milohioídeo, o qual forma o assoalho da boca. Determina também a linha divisória lingual do periósteo mandibular.

Crista Óssea

Topo do osso alveolar.

Crista Residual

É o remanescente do processo alveolar com o tecido mole que o recobre após o dente ter sido removido.

Cuba Ultrassônica

Aparelho que se utiliza de ondas ultrassônicas para efetuar a limpeza de matérias e instrumentais, os quais são mergulhados em um cesto contendo água e degermente.

Curetagem Óssea

É uma remoção gentil de osso medular, usando instrumentos manuais,com a intenção de criar uma área receptora de implantes.

 

D

 

Deformidades Congênitas

Deformidades ocorridas durante o período gestacional. Não são genéticas e podem ser decorrentes por exemplo do uso de algum medicamento.

Degreaser

Palavra inglesa que significa: O processo químico para remover contaminantes orgânicos da superfície dos implantes.

Deiscência

 

1-      Deiscência no implante: é uma fenda aberta, deixando exposta uma área isolada do corpo do implante ao meio bucal.

2-      Deiscência mandibular, é a exposição do nervo alveolar inferior causada por uma reabsorção extrema da mandíbula ao ponto do canal mandibular estar descoberto deixando apenas tecido mole separando o conteúdo do canal da cavidade oral.

Desinfecção

Processo normalmente químico ou físico executado com a intenção de matar ou remover os microorganismos patogênicos. A desinfecção não é capaz de matar microorganismos na forma esporulada.

Distância interoclusal

Distância entre os arcos dentais quando estes se encontram em oclusão.

Distração óssea

A distração osteogênica é uma forma de engenharia de tecidos na qual a separação gradual de margens ósseas cirurgicamente seccionadas resulta na geração de novo osso interposto.

 

E

 

Enxerto

É uma porção de tecido usado para corrigir um defeito no corpo. É algum tecido que é inserido em outro tecido para se tornar parte integral do último. Em caso de osso, seja artificial ou sintético, é inserido, sobre, dentro ou entre osso vivo, normalmente com o propósito de aumentar sua resistência e/ou dimensão.

Enxerto inlay

Enxerto ósseo particulado colocado no interior de cavidades, exemplos: fenestrações ósseas, alvéolos pós- extração e seio maxilar.

Enxerto onlay

Enxerto ósseo em bloco parafusados sobre o osso remanescente com intuito de aumentar a altura e/ou espessura óssea. Ex: reconstrução de maxilares atróficos com blocos removidos do ramo mandibular ou da crista ilíaca.

Epi

Equipamento de Proteção Individual.

Epitélio de Revestimento

Camada de células epiteliais que revestem internamente ou externamente um órgão ou tecido.

Epitélio Juncional

É a continuação do epitélio sulcular que está aderida a estrutura dentária através de hemidesmossomas.

Era (Attachments)

Em inglês significa: Extracoronal Resilient Attachment.

Espaço Biológico

Espaço natural encontrado entre a margem da gengiva e a crista óssea. Corresponde a 1mm de sulco gengival + 1mm de epitélio juncional + 1 mm de inserção de tecido conjuntivo = 3 mm. Esse espaço deve ser considerado nas reabilitações protéticas para se evitar reabsorções ósseas.

Espinha Nasal

É um processo ósseo fino, formado na região anterior pelo prolongamento do osso maxilar e, na sua margem inferior, pela abertura anterior do nariz. Utilizado para suportar implante subperiósteo.

Estabilidade Primária

É a quantidade de fixação conseguida do implante no osso ao fim da cirurgia de primeiro estagio.

Esterilização

Processo físico ou químico que pretende matar microorganismos de todos os tipos e formas existentes em instrumentos e em outras superfícies.

Exodontia

Extração dental

Explantação

Remoção cirúrgica de um implante.

 

F

 

Faces do dente

 

Interproximal

As faces que ficam em contato com os dentes vizinhos. A que fica mais próxima da linha média (linha que passa pelo apíce do nariz dividindo o corpo em dois eixos, direito e esquerdo) é a face mesial.  A mais distante é a distal.

Oclusal

Face superior dos dentes posteriores responsável pela trituração do alimento.

Incisal

Face dos dentes anteriores responsáveis pelo corte dos alimentos.

Vestibular

Face do dente que fica em contato com os lábios.

Lingual

Face do dente que fica em contato com a língua.

Cervical

Porção da coroa ou da raiz dental que fica mais próxima do tecido gengival.

Apical

Referente ao ápice dental.

Radicular

Referente à raiz dental.

 

 

Failing

Termo em inglês muito encontrado na literatura que significa implante "fracassado".

Fatores de Crescimento

São moléculas de proteínas que regulam os processos de regeneração do organismo.

Fenda Lábiopalatina

Fissura labial é a separação do lábio superior e do palato ósseo em duas partes, causada pela junção inadequada dos dois lados da face quando o bebê ainda está no útero. Devido á fissura palatina, há uma abertura direta entre o céu da boca e o nariz. Embora ninguém saiba ao certo o porquê desta deficiência, ela tende a ser hereditária. Os desequilíbrios hormonais, as deficiências nutricionais e certas drogas utilizadas durante a gestação podem ser apontadas como possíveis causas. Deve ser corrigida cirurgicamente.

Fenestração Óssea

Perfuração do tecido gengival pelo tecido ósseo com exposição deste osso no meio bucal.

Fibroblasto  

Célula produtora de fibras de colágeno e matriz extracelular utilizadas na formação de novo tecido.

Fibrointegração

É a interposição de tecido colágeno saudável e denso entre a superfície do implante e o osso.

Forame Mentoniano

É uma abertura na superfície lateral da mandíbula que permite a saída da terceira divisão do nervo trigêmeo e vasos.

Forame Palatino

É uma abertura na região palatina anterior do osso maxilar que permite a saída do nervo e vasos para enervação e suprimento sangüíneo da região anterior do palato.

Fresa

Ou broca utilizada para perfuração do osso e preparo do leito do implante.

Fresagem

Ato de fresar, perfurar o osso para preparo do leito de instalação do implante.

Fundição

Ato de fundir metais para confecção de peças com formatos definidos previamente.

 

G

 

Galvanismo

É a diferença de eletropotência que pode acontecer entre diferentes metais. Pode afetar a metalurgia dos implantes.

Gengiva Inserida

É a porção da gengiva que estende-se da gengiva marginal até a mucosa alveolar. É aderida ao osso.

Gengiva Livre

Ou margem gengival, é a porção da gengiva que não é aderida ao osso e se localiza sobre a superfície dos dentes.

Gengiva Queratinizada

É a porção de gengiva que é coberta pelo epitélio queratinizado. É mais resistente do que a mucosa bucal.

 

H

 

Healing Abutment

Termo em inglês que designa parafusos cicatrizadores.

Healing Cap

Termo em inglês que designa o parafuso de cobertura do implante para cicatrização de cirurgia de primeiro estágio.

Hemácia

Célula vermelha do sangue, responsável pelo carregamento de oxigênio aos tecidos.

Hepatite

Inflamação no fígado. As mais comuns são a A, B e C.

Hidrofilia

Refere-se a uma propriedade física em que uma molécula é atraída por água, podendo aglutinar-se a ela.

Hidroxiapatita

É uma cerâmica que pode ser microporosa, macroporosa ou densa. Reabsorvível ou não. Quando implantada no osso mostra um alto perfil genérico de atração.

Hiperplasia

É um aumento ou multiplicação anormal do número de células de um tecido organizado normal.

Hipertrofia

É um aumento do volume do tecido, sem haver aumento do número dos elementos teciduais.

Hipoplasia

Desenvolvimento defeituoso ou incompleto de um tecido.

 

I

 

Implante Agulhado

São estruturas em forma de agulhas fabricadas de materiais biocompatíveis. São fixadas nas corticais ósseas da cavidade oral para prover suporte a uma prótese fixa.

Implante Carregado

Refere-se ao implante submetido a função (carga mastigatória).

Implante Comprometido

É um implante com suporte ósseo reduzido e sem perda óssea progressiva.

Implante Dental

É um dispositivo transmucoso, o qual é biocompatível e biofuncional. É instalado no osso ou dentro do osso associado com a cavidade oral, com a intenção de prover suporte para uma prótese fixa ou removível.

Implante Endodôntico Endósseo

É um pino liso ou rosqueado que é fixado através da raiz do canal de um dente para dentro do osso periapical com a intenção de estabilizar um dente com mobilidade.

Implante Endósseo

É um dispositivo instalado no osso alveolar ou no osso basal.

Implante Endósseo Horizontal

É um implante de forma achatada ou laminada de espessura variada cujo suporte se dá no comprimento horizontal do osso. Eles podem ser perfurados, lisos, texturizados, revestidos, etc, de forma a ser submersos ou não-submersos. Fabricados de uma variedade de materiais biocompatíveis.

Implante Endósseo Vertical

É um implante de forma radicular cujo suporte ósseo se dá no comprimento vertical do osso. Pode ser de forma em espiral, cônica, rombóide e cilíndrica. Pode ser liso, rosqueado, perfurado, sólido e com concavidades. Pode ser também revestido ou texturizado . Disponível em formas submersa e não-submersa. É fabricado numa variedade de materiais biocompatíveis.

Implante Espiral

Ver implante vertical.

Implante Interdental

É o implante instalado entre dentes naturais.

Implante Oral

É uma estrutura feita de substância inerte, biológica ou alogênica, que é instalada cirurgicamente nos tecidos duros ou moles da boca para ser usada com propósitos estéticos e funcionais.

Implante Rosqueável

Implante com formato de parafuso, cuja inserção no osso é feita por movimentos de rosca.

Implante Submerso

É um implante endósseo com uma cabeça removível e um pescoço para permitir a cicatrização e a maturação do osso osteotomizado.

Implante Subperiósteo

É uma estrutura especificamente fabricada para adaptar nas áreas de suporte ósseo da mandíbula e da maxila com extensão transmucosa com finalidade de reter uma prótese. A estrutura consiste de extensão transmucosa com ou sem barra conectora e escoras. As escoras são classificadas em periféricas, primárias e secundárias. O implante subperiósteo pode ser de arco total, unilateral ou universal.

Implante Subperiósteo Unilateral

É um implante subperiósteo parcial normalmente colocado na região posterior da mandíbula ou da maxila.

Implante Subperiósteo Universal

É um implante de arco total o qual circunda dentes remanescentes.

Implante Tridimensional

É um implante endósseo o qual é instalado do aspecto lateral do processo alveolar e provê suporte para as dimensões vertical e horizontal.

Implantodontia

É o estudo da arte e da ciência relacionadas com a inserção de materiais e dispositivos com a finalidade de restaurar proteticamente a função e a estética do paciente desdentado total e parcial.

Implantodontista

Aquele que pratica a arte e a ciência da Implantodontia.

Implante Instalado Infra-Ósseo

São os implantes instalados a baixo da crista óssea.

Implante Instalado á Nível Ósseo

Como o próprio nome diz são implantes instalados ao nível da crista óssea.

Implante Instalado Supra Ósseo

São os implantes instalados a cima da crista óssea.

Infecção
Presença de microrganismos num tecido vivo.

Infraestrutura

A porção do implante que encontra-se abaixo do tecido mole.

Interface Periimplantar

Refere-se à região que está em contato com o implante. Veja: fibrointegração, biointegração e osseointegração.

Inválido Oral

Denominação dada por Bränemark aos pacientes desdentados totais.

 

J

 

Jateamento

Procedimento para preparo da superfície do corpo dos implantes onde o mesmo é jateado com partículas diversas as quais promovem poros nessa superfície por subtração de materiais ali presentes.

Junção Mucogengival

É a área linear que denota a aproximação e a separação da gengiva da mucosa alveolar.



L

 

Leucócito

Célula branca do sangue responsável pela defesa do organismo.

Ligas

São substâncias fortes relativamente flexíveis que provê íons eletro positivos para um meio ambiente. Podem ser polidos. Caracterizadas por união atômica metálica. Frequentemente utilizadas em implantes cirúrgicos por causa da combinação de propriedades favoráveis e a longa experiência na construção de implantes cirúrgicos. Primariamente titânio, cobalto e aço.

Linha Oblíqua Externa

É uma crista suave localizada na superfície lingual do corpo da mandíbula que se estende da borda anterior do ramo com diminuição em proeminência, para baixo e para frente em direção a região do forame mentoniano. Esta crista sofre poucas mudanças através da vida e é uma importante marca na construção do implante subperiósteo.

Loja Cirúrgica

Cavidade realizada cirurgicamente. Termo geralmente utilizado para se referir ao leito ósseo confeccionado para instalação do implante.

 

M

 

Maxilas Atróficas

Osso maxilar severamente reabsorvido impossibilitando a reabilitação direta com implantes dentários. É necessário enxerto ósseo ou a utilização de implantes zigomáticos.

Membrana de Teflon

Barreira biológica não reabsorvível utilizada em regeneração tecidual ou óssea guiada.

Membrana Óssea

Barreira biológica de osso liofilizado utilizada em regeneração tecidual ou óssea guiada.

Membrana Sinusal

Membrana que reveste internamente o seio maxilar.

Meningite

Inflamação das meninges (membrana que reveste o cérebro). Pode ser viral ou bacteriana.

Metais

São substâncias fortes relativamente flexíveis que provê íons elétron positivos para o meio ambiente e podem ser polidos. Caracterizadas por união atômica metálica. Frequentemente utilizados em implantes cirúrgicos.

Mev

Microscopia eletrônica de varredura.

Modelo de Trabalho

Modelo de gesso sobre o qual é confeccionada a prótese do paciente.

Modelos de Estudo

Modelo de gesso obtido pela primeira moldagem com a finalidade de estudar o caso clínico do paciente.

Mucoperiósteo

É uma camada, ou um tecido conjuntivo que recobre o osso. O periósteo na cavidade oral é extremamente importante por seu potencial formador de osso. Ele é recoberto com mucosa (alveolar ou gengiva) e ao mesmo tempo promove inserção muscular.

Mucosite Hiperplástica

É um termo coletivo que define as hiperplasias da mucosa oral mais.

Mucosite Peri-implantar

É um termo coletivo que define as reações inflamatórias reversíveis.

 

N

 

Não Reabsorvível

São substâncias que apresentam degradação relativamente limitada in vivo. As membranas não reabsorvíveis utilizadas em regeneração óssea guiada devem ser removidas.

Neoformação Óssea

Formação de osso vital novo após enxerto.

Nível Ósseo

Refere-se a borda óssea visualizada ao se abrir o retalho gengival.

 

O

 

Oclusão

É o estudo das relações de mordida entre as arcada dentária superior com a inferior e suas implicações em estruturas anexas (dentes, gengiva, ossos, músculos, ligamentos, articulação temporomandibular).

O-Rings Attachments

É uma peça mecânica ,em forma de um "O" que tem por finalidade a fixação, retenção e a estabilização de uma prótese dental.

óssea. Uma outra definição seria : Um termo coletivo que define reações inflamatórias em torno dos implantes carregados ou não, com perda de tecido ósseo.

Osseointegração - Conexão estrutural e funcional existente entre osso vivo organizado e a superfície de um implante carregado.

Osso alveolar - o processo alveolar é definido como as partes da maxila e mandíbula que formam e dão suporte aos alvéolos dos dentes.

Osso Cortical

É uma camada periférica de tecido ósseo compacto. A média de espessura do osso cortical é de dois milímetros.

Osso Esponjoso

É um tecido ósseo esponjoso localizado na medula do osso, diferente do cortical que é compacto. Este osso é composto de uma rede de trabéculas contendo tecido intersticial o qual pode ser hematopoiético (formador de células sanguíneas).

Osso Liofilizado

Osso alógeno ou xenógeno congelado, ressecado, desmineralizado ou não, utilizado para enxertos.

Osso Marginal

Osso ao redor do implante.

Osteoblasto

Célula produtora de tecido ósseo.

Osteoclasto

São célula grande que possuem vários núcleos e são responsáveis pela destruição do tecido ósseo. Os osteoblastos produzem enzimas que degradam a camada não mineralizada da matriz óssea permitindo assim que os osteoclastos tenham acesso a matriz e comecem um processo de degradagem.

Osteocondução

É a formação de osso através de células e substâncias osteocompetentes ao longo da estrutura de uma material biológico.

Osteogênese

É a formação de osso novo através de células osteocompetentes.

Osteoindução

Capacidade de certos biomateriais de induzir o organismo a produzir tecido ósseo pela ativação de células osteoblásticas

Osteotomia

É o seccionamento cirúrgico de um osso.  Pode ser realizada com brocas ou instrumentais.

Osteótomos

Instrumentos utilizados para formar manualmente o leito de instalação do implante.

Overdenture

Prótese total (dentadura) confeccionda sobre implantes. Não é fixa e por isso o paciente deve retirar para limpeza.

 

P

 

Papila Gengival

Formação gengival em forma de triângulo encontrada entre dentes vizinhos .

Passiva

Ver camada pass